Marcio S Galli, 6/18/2024
Neste artigo você poderá entender e refletir sobre a utilização de um elemento interativo com o objetivo de proporcionar uma experiência acolhedora quando um usuário visita a sua página profissional. Vamos falar sobre o "áudio de perfil" que pode ser associado a foto de perfil profissional para criar uma primeira impressão que é marcante, simples, e que respeita o usuário. Vamos considerar algumas questões que podem ser consideradas na hora que você está criando seu "aúdio de perfil" de forma que seja uma experiência relevante para sua audiência, que mostre acolhimento, respeito, e seja assertivo. Tudo isso tem o objetivo que sua página possa ser eficaz com seu público.
Você, na sua página de profissional liberal, já considerou a possibilidade onde a foto-perfil pudesse apresentar um botão de "play" e com isso seu usuário visitante pudesse ouvir sua voz? Esse é um recurso simples mas que pode ser uma grande diferença, principalmente para seu usuário.
O uso de áudio no perfil é uma solução para melhorar a assertividade na interação com seus conteúdos digitais. É uma forma de se conectar com seu público-alvo com uma primeira impressão assertiva. É importante observar que o usuário não exatamente espera que este seja um audio profissional, como feito em estúdio de gravação. A ideia aqui, é transmitir um acolhimento, e também naturalidade, além de ser breve. Com isso o que fica é a ideia de simplicidade, objetividade, de assertividade. Isso conta para o usuário que entende que a experiência é profissional, em primeiro lugar - direta ao ponto.
Aproveite e conheça alguns exemplos dos Áudios de Perfil que foram criados por alguns profissionais, como o caso da psicóloga Vanessa Oliveira, psicóloga Renata Babosa ou psicanalista Roosevelt Bormann Filho que utilizam do audio de perfil para uma primeira impressão humanizada.
Uma vantagem é que não existe a necessidade do processo de criação de um vídeo - o que pode ser interessante para profissionais que não se sentem prontos para gravar um vídeo ou que poderiam levar tempo. A gravação do Áudio de Perfil pode ser criada de forma simples - uma gravação de voz pelo WhatsApp mesmo - depois associada ao perfil. Uma vez que o áudio é conectado junto com foto-perfil, seu usuário visitante poderá pressionar (ou clicar) no botão play e ouvir sua voz.
É importante lembrar que o seu roteiro deve ser curto, por exemplo 15 a 30 segundos. Ainda, a organização do conteúdo deve estar em primeiro lugar e será crucial para você obter uma experiência positiva do usuário, onde a interação de ouvir, leva a entender, que leva a querer saber mais, como ler ou entrar em contato. Seguem algumas dicas:
Seja você mesmo - Em primeiro lugar, não se preocupe com uma superprodução tanto na questão de recursos multimídia na gravação quanto na questão de conteúdo. Certos tipos de conteúdo podem intimidar o visitante ou até ficar exagerado. Evite um conteúdo que parece ser pomposo, ou muito complexo ou com tom que não é quem você é. Fale de forma autêntica, como se estivesse conversando com a pessoa;
Seja breve - O áudio de perfil deve ser curto, como por exemplo 30 segundos. Ele deve ser voltado a criar um acolhimento ou convidar o visitante para saber mais. O conteúdo está na página, assim basta receber o usuário;
Identifique-se e identifique seu público e a dor - Agradeça o usuário, que lhe deu o tempo precioso dele. Diga quem você é o que faz. Identifique seu público e diga algo que o público entenderá que veio no lugar certo - assumindo que você tem uma audiência bem especificada na sua página;
Coloque um chamado no final - Finalize seu áudio com uma chamada para ação, como "me envie uma mensagem" ou "visite meu site para saber mais" ou "entre em contato." Isso é impotante nas situações onde usuários realmente querem algo, quando querem comprar, quando querem entrar em contato. Pode parecer até um "papo de vendedor" mas a verdade é que na condição que o usuário quer decidir, a falta desse chamado assertivo pode passar impressão de não ser assertivo. Posicione-se como profissional.
Veja que, em resumo, o Audio no Perfil é algo simples. Mas é poderoso também por criar uma conexão, por mostrar você, por acolher seu usuário. Se você é um profissional que deseja melhorar a experiência com mais assertividade na interação entre o seu usuário, seu público, e sua página profissional, considere a criação de elementos simples de comunicação que adicionam valor dado o seu objetivo.