Por Marcio S Galli, Time WePlex, 18 de Junho de 2024
Com a crescente aceitação da terapia online, psicoterapeutas agora podem atender clientes de qualquer lugar do mundo. Isso é particularmente relevante para brasileiros que vivem no exterior e que podem se beneficiar de um atendimento psicológico em seu idioma nativo e com profissionais que compreendem seu contexto cultural.
Além disso, devemos considerar se o profissional psicoterapeuta, como o psicólogo ou o psicanalista, gosta e está apto para esta modalidade de trabalho, considerando-se questões várias como as éticas e outras como tecnológicas. Se as condições são favoráveis, a experiência pode ser muito enriquecedora tanto para o futuro paciente como para a construção da carreira do profissional.
Comunicar de forma eficaz com brasileiros em diferentes partes do mundo e se posicionar de maneira assertiva e confiável é um desafio. Como um profissional, como um psicólogo ou um psicanalista, pode estruturar uma comunicação que é eficaz e assertiva voltada para brasileiros que vivem no exterior?
A solução que consideramos aqui envolve a definição do público e uma estratégia para a comunicação. A partir disso, envolve definir uma campanha - por exemplo nas redes sociais ou via Google Ads. E por final, a elaboração de uma página de destino (landing page) que recebe o usuário visitante, criando as condições para que este possa entrar em contato.
O primeiro passo é segmentar um público, com base em fatores demográficos e psicográficos, como idade, gênero, e situação de vida. Essas são algumas ideias. Mas isso tudo deve ser feito levando em consideração o público que de fato o profissional é mais confortável em trabalhar.
É muito importante que o profissional faça o exercício de reflexão e estruturação da sua comunicação de tal forma que o contexto das dificuldades e problemas do usuário seja levado em consideração. Lógico que alguns profissionais podem criar campanhas específicas, por exemplo para casais, ou situações bem particulares. Mas independente disso, a empatia e contextualização é um importante fator que começa com o simples reconhecimento que o brasileiro está no exterior, por exemplo. Neste exercício, em outras palavras, o profissional está se organizando para criar uma comunicação com esse público. Imagina como seria a experiência se o profissional fosse pego de surpresa quando o prospecto paciente diz que está morando no exterior.
Diferente de qualquer página, a página de destino, ou landing page, é uma página que tem uma comunicação estruturada que reconhece o público em sua busca que já foi iniciada. Em outras palavras, como o nome diz, ela é um destino. E para isso, é necessário um movimento anterior de um usuário. Em outras palavras, um usuário - que virá de algum lugar (vamos falar sobre isso) deverá, digamos assim, "aterrissar". E, lógico, para aterrisar, este usuário tem um destino, sua dor, seu problema, seu objetivo, sua necessidade de ser acolhido, etc.
É muito importante lembrar que este usuário, enquanto visitando esta página, ainda está em uma fase de busca. Ou seja, está completando sua busca que foi iniciada anteriormente. Em outras palavras, enquanto o usuário visita sua página de destino ela ou ele se encontra em um momento de deliberação - e provavelmente quer fazer isso sozinho(a), antes do contato.
Uma vez que a página está pronta e que o público está definido então o próximo passo é criar uma campanhas de comunicação. A campanha de comunicação, que pode ser feita em várias redes sociais ou nos buscadores (Google) tem o objetivo de apresentar um conteúdo breve diante de um público, com o objetivo que usuários sejam encaminhados para a página de aterrissagem.